domingo, 29 de janeiro de 2012

Ultravioleta

O poema abaixo está carregado de simbolismos, gostaria sinceramente que aqueles que o lessem tentassem decifrá-lo e postassem na forma de comentário que interpretação dele fizeram. Quando o escrevi estava imbuído da crença de que as pessoas são todas inteligentíssimas e que, portanto, seriam realmente capazes de decifrar o que eu queria dizer.
Hoje, porém, acredito ainda mais na inteligência das pessoas, não porque eu creia que todas vão decifrar nas palavras abaixo a interpretação que eu quis dar para o poema, mas porque acredito na capacidade que as pessoas têm de ir muito além da interpretação dada por mim. Além do mais, acredito que a minha interpretação é só mais uma e não "a melhor" ou "a verdadeira", pois a função de um poema é libertar e, portanto, o poema não está preso às amarras da interpretação dada por quem o escreveu.
À proposito, se alguém desejar saber qual é minha interpretação deste ou de qualquer outro poema do blog, por favor, faça esse pedido no espaço destinado aos comentários sobre a postagem que contém o poema e eu darei tal interpretação com grande prazer quando fizer a próxima postagem ou adicionando um novo comentário. Só farei isso para satisfazer a curiosidade de alguém que gostaria de saber qual a "minha interpretação" do poema e não para dar "a interpretação" do poema, visto que esta última não existe. Além disso, colocar minha interpretação, sem que esta fosse solicitada, teria o inconveniente de causar a falsa impressão de que não acredito na capacidade do leitor de fazer sua própria interpretação do poema, o que, como já foi esclarecido, não é, de modo algum, verdade.
Segue então o poema.


Ultravioleta
 O monstro cria o Monstro e teme o monstro fruto do Monstro.
O rosto, tapado o Rosto, enxerga um monstro,
não no seu rosto, mas no do outro.
O monstro tem um rosto assustador
pra quem não vê seu Rosto.
É incrível como o rosto teme um monstro,
mas convive com o Monstro sem temer,
porque só um Rosto pode ver outro,
e só o Rosto vê o Monstro sem o temer,
mata esse Monstro
pra ver o Rosto que há no monstro
já sem temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário