quinta-feira, 8 de março de 2012

Carta a Sócrates

Sócrates foi um grande filósofo grego que acreditava que as pessoas possuíam a verdade dentro de si. Ele comparava o trabalho do filósofo ao de uma parteira, pois, assim como as parteiras trazem as crianças ao mundo, o filósofo pode, através de questionamentos feitos ao interlocutor, conduzi-lo a descoberta da verdade que já estava dentro dele. Conta-se que, certa vez, Sócrates foi consultar o oráculo de Delfos, pois diziam seus contemporâneos ser ele o homem mais sábio de toda a Grécia e isso o deixara intrigado. Dizem que, na entrada do oráculo lia-se a frase "Conhece-te a ti mesmo.". Ao entrar, Sócrates foi indagado sobre o motivo de sua vinda até ali, ao que respondeu: "Só sei que nada sei.". Obteve assim a seguinte resposta para sua pergunta: "Sócrates é o homem mais sábio de toda a Grécia, pois é o único que sabe que não sabe.".
Esta pequena história serviu de inspiração para o poema que segue.


Carta a Sócrates


Meu caro Sócrates,
mando esta carta a ti
com alguns séculos de atraso,
só agora parei para refletir
sobre interessante fato.
Que és mais sábio que eu, eu sei,
portanto creio saber algo,
e tu, como só sabes que nada sabes,
só me levas a concluir
que eu, sabendo menos,
nem sequer sei que nada sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário